Realização do exame de Video-Histeroscopia no Hospital Santa Helena. PDF Imprimir E-mail

Video-histeroscopia o que é?

 

*Por Dra. Camille Miranda – Ginecologista e Obstetra, Especialista em Video-Histeroscopia.

 

A video-histeroscopia diagnóstica é um exame realizado a nível ambulatorial para avaliar a cavidade uterina e o canal cervical, através da introdução de uma fina ótica através da vagina que irá penetrar pelo colo uterino atingindo a cavidade do útero. A ótica é envolta por uma camisa, e este conjunto mede cerca de 3 – 5 mm, sendo acoplado a uma micro câmera que leva a imagem até um monitor de TV. A evolução da técnica com instrumental de menor diâmetro permite a realização sem anestesia.


Existem duas situações que indicam realização de exame sob anestesia no centro cirúrgico, quando a paciente apresenta estenose cervical ou exame precisa ser interrompido por queixa álgica importante.


Tal procedimento adquiriu importante papel na propedêutica uterina, possibilitando melhor compreensão da fisiopatologia uterina, orientando condutas e melhorando resultados da terapêutica clínica e cirúrgica. O exame é na maioria das vezes complementado pela realização de biopsia.


Indicações:
- pesquisa de infertilidade;


- sangramento uterino anormal, principalmente nas pacientes no climatério ou com sangramento após a menopausa;


- suspeita de câncer de endométrio, pois permite a localização da lesão e coleta segura de material para confirmação histopatológica;


- Identificação e remoção de corpos estranhos do interior da cavidade uterina, como DIU;


- dor pélvica crônica e dispareunia. Estes sintomas podem ser secundários a alguma alteração intracavitária, como corpo estranho, tumoração, cicatriz retrátil de cesariana, adenomiose e endometrite;


- para diagnóstico de mal-formações uterinas como útero septado, bicorno, didelfo, unicorno,...
- identificação de restos ovulares após abortamento e acompanhamento da doença trofoblástica gestacional;


- Patologias uterinas suspeitadas por outro método. Exames como ultrassonografia e histerossalpingografia apresentam limitações para confirmação das alterações encontradas, pois a análise é indireta e não possibilita realização de biópsia. Um exemplo comum é o espessamento endometrial visualizado pela ultrassonografia, que pode corresponder a um pólipo, hipertrofia de endométrio, mioma submucoso e até câncer de endométrio. Outros achados que sugerem complementação com histeroscopia é presença de líquido na cavidade endometrial, pólipos e mioma submucoso sintomático. Outra situação que deve ser complementada com histeroscopia é a presença de células endometriais no exame colpocitológico, quando este foi colhido fora do período menstrual.
Para as pacientes com colo atrófico é benéfico a preparação com uso de estrogênio vaginal a fim de possibilitar a realização a nível ambulatorial. Após o exame as pacientes poderão retornar as suas atividades cotidianas normais, sem necessidade de repouso.


A video-histeroscopia cirúrgica é indicada para ressecar patologias existentes na cavidade uterina, como miomas, pólipos e aderências. É necessário internação em regime de internação dia e a cirurgia é realizada no centro cirúrgico com anestesia.

 

O Hospital Santa Helena dispõe de equipamentos para realização do exame de Video-Histeroscopia. Maiores informações ligue (73)3526.8300.


*Dra. Camille Miranda – Ginecologista e Obstetra,
Especialista em Video-Histeroscopia.
Para agendar uma consulta ligue (73)3526.8300.



 

 

CliniMater, Saúde da Mulher.


Um espaço dedicado à saúde da mulher,
anexo ao Hospital Santa Helena.

| leia mais... |

Informativo HSH.

Informativo Edição nº 980, Ano 14 do
HSH setembro/outubro 2011.

| confira |

Berçário Virtual.

Conheça os bebês nascidos na Maternidade
do Hospital Santa Helena!

| clique aqui |

Centro de Fisioterapia.

Conheça o Centro de Fisioterapia do
Hospital Santa Helena.

| leia mais... |

Visitas na UTI.


Confira os horários de visitas na UTI do
Hospital Santa Helena

| clique aqui |

Gente Feliz.


Fundação Sebastião Azevedo - LUGAR DE
GENTE FELIZ..

| leia mais... |